segunda-feira, 13 de abril de 2009

Nada é "por acaso"...

Há alguns anos atrás eu fui para Tocantins fazer uma audiência e sai a noite para jantar.

Um cara, do nada, sentou-se ao meu lado e contou a seguinte história:

"Havia uma tribo, um chefe e seus súditos.

Também havia nesta tribo um súdito que para tudo o que acontecia ele sempre repetia a mesma frase: "Nada é por acaso. Foi a vontade de Deus".

Um dia o tal chefe da tribo perdeu uma das mãos manuseando uma ferramenta.

Assim que viu que o chefe perdeu a mão, o súdito disse a "famosa" frase: "Nada é por acaso. Foi a vontade de Deus chefe".

O chefe, enfurecido e sem paciência, mandou prendê-lo. Tal súdito permaneceu preso por muitos anos.

Um dia o chefe da tribo saiu para caçar com os demais súditos e foram pegos por uma tribo de canibais. O chefe viu um a um de seus súditos serem comidos. Quando chegou a sua vez de ser devorado pelos canibais, pelo fato de não ter uma das mãos, os canibais ficaram desconfiados se aquilo seria uma doença, o que permitiu que o chefe fugisse e não fosse devorado.

Voltando para a tribo o chefe lembrou do súdito que há anos estava preso e pensou: "Ele tinha razão! Nada é por acaso. Perdi a mão para não perder a vida!"

Assim que chegou na tribo mandou soltar o súdito e lhe pediu perdão por tê-lo privado de viver sua juventude em liberdade. E então o súdito disse: "Não chefe, não se desculpe. Nada é por acaso. Se eu não estivesse preso, também teria sido devorado pelos canibais".

Depois que este estranho me contou isto, levantou-se da mesa e foi embora. Nem me lembro o nome dele. Mas me lembro que especialmente naquele dia eu precisava muito ouvir esta história.

E, no decorrer dos anos, quando olho para os lados, para o passado e o presente, cada dia mais tenho motivos para acreditar que nada é por acaso!

Nós mulheres (especialmente), adoramos "falar ou achar demais"...mas tenho aprendido que muitas vezes o silêncio é a melhor resposta (ou até mesmo a melhor forma de se obter uma resposta).

E a própria natureza nos ensina: "não colheremos feijão se plantarmos milho!"rs...

...o mundo dá muitas e muitas voltas e, inevitavelmente (não por acaso!) nos encontraremos nas esquinas da vida...e estas esquinas geralmente são os lugares das nossas colheitas...onde colheremos exatamente aquilo que plantamos!

Portanto, cuidem da plantação e boa colheita a todos!

beijos,

Van

Nenhum comentário:

Postar um comentário